Sucesso na Carreira: Como ser o profissional que as empresas sonham em contratar?

Se você acredita que basta trabalhar muitas horas e ser altamente competente para deslanchar na carreira, cuidado. Esse é um dos erros que separam os profissionais de sucesso daqueles que são facilmente substituíveis.

Para ser o profissional que as empresas sonham em contratar, acelerar seu crescimento e ter a vida profissional dos seus sonhos, confira esse artigo com as principais dicas para posicionar a sua carreira no patamar que você merece.

Trabalhar mais não é a solução

Ser o primeiro a chegar e o último a sair não é sinônimo de profissionalismo. A busca por trabalhar mais não gera, necessariamente mais resultados, a menos que você decifre como trabalhar melhor.

É comum observar profissionais extremamente dedicados, que sentam nas suas mesas e buscam dar o melhor de si, porém o “especialista solitário” vem perdendo espaço pois a qualificação técnica é uma mão de obra abundante, e facilmente substituída. O diferencial é desenvolver uma mente campeã, aquela que supera as habilidades técnicas. 

Como desenvolver uma mente campeã?

Você tem uma mente que aguenta cobranças para superar desafios? Consegue performar da melhor forma ou se distrai com tarefas e afazeres, isolando-se dos demais?

Você se sente produtivo ao final do dia ou fica agitado, estressado e ansioso por tópicos inacabados, vendo sua lista de responsabilidades apenas crescer?

O profissional de sucesso desenvolve controle mental para se manter em estado de alta performance, através de 3 etapas: auto-observação, poder de decisão e blindagem.

Auto-observação envolve autoconhecimento, identificando situações e gatilhos que implicam na auto-sabotagem. Refletir sobre os traços da sua personalidade responsáveis pelas lacunas na sua performance pode ser o diferencial e, inclusive, um psicólogo pode ser extremamente importante nesse processo

Já o poder de decisão é fazer o que precisa ser feito na hora certa, ao passo que blindagem é focar nas suas metas e objetivos independente do que acontece ao redor. Basicamente, é fundamental exercitar a capacidade de foco.  

Como trabalhar sob pressão e superar desafios

“Quando tarefas negativas se transformam em desafios produtivos, a vida muda.”

Não é à toa que um dos conceitos que tem se popularizado é a “gamificação”, traduzindo justamente o propósito de estimular a motivação através da competição positiva.

Desenvolver o senso de competitividade pode ser muito benéfico na medida em que nos tira da zona de conforto.

A ressignificação assume um papel fundamental nesse processo. Em vez de ler o problema como algo negativo, que tal abraçar cada problema que surge como uma oportunidade de desenvolver novas habilidades? Inclusive, a psicoterapia e reorientação de carreira podem ser grandes aliados nessa jornada.

Agora que você sabe como despertar a mente necessária para vencer na carreira, entenda como assumir a postura necessária nesse contexto. No próximo post, falarei sobre: Como desenvolver a liderança e ter sucesso na carreira?

Celi Helena

Graduada em Psicologia, Especialista em Psicoterapia Junguiana e em Psicossomática. Especializanda em Psicogerontologia. Atua na área clínica com psicoterapia, técnicas corporais de relaxamento, orientação vocacional e de carreira, programas pré e pós-aposentadoria. Participa de palestras/workshops sobre envelhecimento e preparo para a aposentadoria. CRP: 06/104040.
Celi Helena

Últimos posts por Celi Helena (exibir todos)

Fechar Menu

Contato

Preencha o formulário abaixo e vamos conversar!