Sucesso ou Felicidade?

“Se você se empenhar, terá sucesso e poderá ser feliz”. Quem já não ouviu isso?

Acontece que mais de uma década de pesquisas no campo da psicologia positiva comprovaram o contrário. A felicidade é que promove o desempenho e a realização.

Fórmula invertida

A felicidade precede o sucesso, e não o contrário. A “fórmula” estava invertida.

No mundo de hoje, quantos não sacrificam “temporariamente” a felicidade pelo sucesso e ironicamente acabam reduzindo suas melhores chances?

Quem já não sentiu que a vida repleta de demandas nos deixa estressados, a ponto de nos vermos numa pressão crescente pelo sucesso? E, assim, engolidos por compromissos e metas, o slogan da humanidade parece ter se tornado ‘não tenho tempo para isso’.

A ideia de que só ‘depois de atingir aquela meta será feliz’ pode ser justamente o que está colocando tantas pessoas no caminho inverso da felicidade.

Apesar da explosão de estudos acadêmicos sobre psicologia positiva, suas grandes descobertas ainda são, grande parte, mantidas em segredo.

Informações pouco conhecidas

Um dado revelado em Harvard aponta que um artigo de um periódico acadêmico é lido em média por 7 pessoas. Uma estatística deprimente considerando que cientistas fazem descobertas incríveis revelando como o cérebro funciona e como podemos nos relacionar melhor uns com os outros.

– Advogados expostos a um nível de stress insuportável mal imaginam que técnicas específicas já foram desenvolvidas para protegê-los desse risco profissional.

– Professores de escola de ensino médio e fundamental desconhecem estudos que isolaram os 2 principais padrões de ensino.

– Empresas da lista Fortune 500 ainda estão utilizando programas de incentivo que estudos científicos demonstraram ser ineficazes a quase uma geração atrás.

Assim, perde-se uma oportunidade de progresso.

Afinal, se CEOs podem se tornar 15% mais produtivos e gestores podem aumentar em 42% a satisfação dos seus clientes, as pessoas que lutam suas batalhas diariamente deveriam tomar ciência das ferramentas que existem ao seu alcance, e não apenas um grupo restrito que leu tais artigos.

Especialista em Sucesso e Felicidade

Schaw Anchor é um dos maiores especialistas no mundo na relação entre felicidade e sucesso. Já ganhou mais de 10 prêmios acadêmicos em Harvard, onde trabalhou por 12 anos, lecionando psicologia positiva no curso mais popular da universidade.

Schawn trabalhou com mais de ⅓ das empresas Fortune 100, bem como NBA, Pentágono e Casa Branca, tendo palestrado em mais de 50 países. Seu programa de Benefício da Felicidade é um dos maiores e mais bem sucedidos treinamentos em psicologia corporativa.

Tal programa prevê um conjunto de ferramentas que, qualquer pessoa, não importa a profissão ou área de atividade, pode utilizar para aumentar o seu nível de realização.

Tais ferramentas não funcionam apenas em ambientes de negócios.

Os princípios defendidos pelo programa de Schawn podem ajudar a:

– reeducar hábitos;
– ter alta performance;
– enxergar oportunidades;
– atingir metas ambiciosas;
– aumentar o nível de realização diário.

Trata-se de uma abordagem realista em relação ao presente, ao mesmo tempo em que se maximiza o potencial para o futuro, cultivando atitudes, comportamento e a mentalidade que promove o sucesso.

Quer conhecer os 7 princípios da felicidade que norteiam esse programa? Confira o próximo post!

Celi Helena

Graduada em Psicologia, Especialista em Psicoterapia Junguiana e em Psicossomática. Especializanda em Psicogerontologia. Atua na área clínica com psicoterapia, técnicas corporais de relaxamento, orientação vocacional e de carreira, programas pré e pós-aposentadoria. Participa de palestras/workshops sobre envelhecimento e preparo para a aposentadoria. CRP: 06/104040.
Celi Helena

Últimos posts por Celi Helena (exibir todos)

Fechar Menu