Quem Sou

  • Graduada em Psicologia.
  • Especialista em Psicoterapia Junguiana.
  • Especialista em Psicossomática.
  • Especializanda em Psicogerontologia.
  • Atua na área clínica com psicoterapia, técnicas corporais de relaxamento, orientação vocacional e reorientação de carreira.
  • Consultoria em desenvolvimento humano, palestras e workshops.
  • Experiência com profissionais da aviação e colaboradora no projeto Crew Care.
  • Membro da ABRAPAV (Associação Brasileira de Psicologia da Aviação).
  • Coordenadora e Mediadora no projeto Encontros e Reencontros.

Iniciei meu trabalho na área psicológica, atuando como estagiária no Hospital das Clínicas de São Paulo no ano de 2008, e posteriormente, na Clínica Psicológica da Universidade Ibirapuera.

Em 2010 me formei em Psicologia, iniciando atendimentos em consultório particular. Pouco antes, no último semestre da minha graduação, tive meu primeiro contato com uma técnica de relaxamento chamada Calatonia e descobri que este seria um dos meus ‘caminhos’ profissionais. No ano de 2011, enquanto me especializava em Psicoterapia Junguiana, não só passei a estudar essa técnica, como fui submetida a ela na minha psicoterapia com a Dra. Irene Gaeta, identificando cuidadosamente os sentimentos e pensamentos que foram surgindo em mim. A Calatonia me proporcionou uma sensação de calma e integração interna, que resultou numa melhor conexão com as pessoas a minha volta, de uma forma que eu ainda não conhecia. Estar em contato comigo mesma dessa maneira foi (e sempre é!) surpreendente!

Assim, iniciei a aplicação desta técnica de relaxamento no meu trabalho em Psicologia Clínica visando a reorganização psicofísica dos meus pacientes. Foi possível observar bons resultados psicoterapêuticos relativos a queixas diversas e, curiosamente, de distúrbios psicossomáticos.

Finalizei meus estudos na abordagem Junguiana em 2013. Nesta especialização, compreendi mais detalhadamente os fundamentos da Psicologia Analítica e técnicas psicodiagnósticas e psicoterápicas como as expressões artísticas, Calatonia, análise de sonhos, relaxamento, imaginação ativa, entre outras.

Segui investindo na minha formação e me especializei em Psicossomática no ano de 2015, com o objetivo de apreender a relação entre as dores físicas e emocionais que continuavam a se apresentar na clínica. Trabalhando mais frequentemente com um público que se encontrava na popularmente chamada “crise da meia idade”, me senti motivada a ampliar e aprofundar meu conhecimento sobre o processo de envelhecimento psíquico e a ‘crise do meio da vida’.

Assim, em 2016, iniciei uma nova especialização, em Psicogerontologia. A partir desse novo conhecimento teórico-prático uma ampla seara de trabalho surgiu. Em 2017, iniciei a produção da monografia desse curso, tendo como tema principal “A falência da ‘persona’ ao final da carreira profissional (aposentadoria)”. Elegi os profissionais da aviação como publico alvo da pesquisa e do estudo. No decorrer de seu desenvolvimento ficou explícita a necessidade de um cuidado maior a esta categoria profissional.

Ainda nessa época, numa conversa com colegas psicólogos a respeito de demandas clínicas referentes à carreira e profissão, fui convidada a cursar uma Capacitação em Orientação Vocacional Clínica. Logo após sua conclusão, iniciei atendimentos individuais nesta área, sob a supervisão do ministrante do curso, Prof. Dr. Ricardo Lima.

O conhecimento em Psicossomática em conjunto com a demanda surgida na minha pesquisa em Psicogerontologia abriu caminho para o desenvolvimento de programas terapêuticos ‘pré e pós-aposentadoria’. A capacitação em Orientação Vocacional me possibilitou organizar a estrutura e aplicação desses programas.

Em 2018, fui convidada pela psicóloga Priscila Andrade a participar de um novo projeto, chamado “Crew Care”, um canal de atendimento presencial ou à distância, direcionado aos tripulantes da aviação comercial. Como ambas já possuíam experiência no atendimento a esse publico, o projeto rapidamente desabrochou.

Em 2019 iniciei uma parceria com o Dr. Ricardo Lima no Projeto Encontros & Reencontros. Atuo na coordenação e mentoria dos Encontros, cuidadosamente elaborados para convidar todas as pessoas que têm interesse pelos temas. O nosso propósito é fazer dialogar as diversidades. Trocar e crescer juntos!

Nos Encontramos de forma intimista, descontraída e diferente dos formatos tradicionais (não é terapia, imersão, autoajuda ou dinâmica de grupo!). São duas horas dedicadas à apresentação de aspectos históricos e teóricos do tema, conteúdo de qualidade, relatos/trocas de experiências práticas e promoção de diálogos genuínos com os participantes.
Venha ‘se’ Encontrar com a gente!

Fechar Menu

Contato

Preencha o formulário abaixo e vamos conversar!