Modelo de Crescimento Mental para ter Sucesso na Profissão

Crises não passam. Por mais que isso pareça desalentador, a verdade é essa. E você deve interpretar da seguinte forma: Crises realmente não passam, elas são superadas.

Não espere receber o que você precisa achando que as coisas acontecerão naturalmente, abandone ideias como “alguém resolverá isso para mim”, “as coisas se resolvem”, “depois da tempestade, vem a bonança”.

Essas ilusões golpeiam o crescimento. É necessário desenvolver as competências
necessárias para superar crises, não é o comodismo ou a inércia que mudarão o jogo.

Ser o primeiro a chegar e o último a sair não é sinônimo de profissionalismo. A busca por trabalhar mais não gera, necessariamente mais resultados, a menos que você decifre como trabalhar melhor.

É comum observar profissionais extremamente dedicados, que sentam nas suas mesas e buscam dar o melhor de si, porém o “especialista solitário” vem perdendo espaço pois a qualificação técnica é uma mão de obra abundante, e facilmente substituída. O diferencial é desenvolver uma mente campeã, aquela que supera as habilidades técnicas. 

Um exemplo: é muito bom treinar quando somos bons e gostamos daquilo. Se você já é um jogador de vôlei, não é ótimo treinar justamente vôlei? Você ficará cada vez melhor nisso…Agora, se você é péssimo no vôlei, as chances de você se forçar a treinar de forma espontânea e positiva são bem menores, concorda? Provavelmente, sua mente trará diversas outras necessidades, deslocando sua atenção para qualquer outra atividade que não seja o vôlei.

O segredo para o crescimento mental é justamente treinar no que você é ruim. Vença desafios, supere suas deficiências forçando-se a treinar justamente as suas piores habilidades. Desenvolva suas competências e dê um salto.

Essa mentalidade é uma das premissas do “Mindset vencedor”.
Esse estudo inclusive é embasado por Carol S. Dweck, ph.D., professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, desenvolveu, ao longo de décadas de pesquisa, um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de “mindset”, é crucial para o sucesso. 

O mindset pode ser fixo ou de crescimento.

Mindset fixo é quando a personalidade é percebida como algo estático, o que gera inclusive pensamentos nocivos, como se não houvesse possibilidade de mudança..o famoso “eu sou assim e não posso fazer nada”.

Já o mindset de crescimento entende que as habilidades não são necessariamente
inerentes, mas sim desenvolvidas como processo, na medida em que batalhamos para superar vícios, defeitos e incertezas.

Isso traz, na verdade, um olhar extremamente positivo. Afinal, a mudança é possível. Errar é normal e, inclusive, é o que possibilita aprendizados.

Se você acha que seu mindset é fixo, entenda que é possível transformá-lo para um
mindset de crescimento na medida em que todos possuem uma força interior.

Crie certezas absolutas. Sucesso e resultados são derivados de certezas
absolutas.Transforme certezas negativas em positivas.

“Certezas absolutas positivas levam a decisões positivas que geram ações positivas”
– Roberto Shinyashiki

Busque soluções em vez de justificativas para qualquer fracasso e desperte o potencial que existe dentro de você.

A mudança sempre é possível e o controle mental pode te levar a alcançar o nível de sucesso que você deseja.

Celi Helena

Graduada em Psicologia, Especialista em Psicoterapia Junguiana e em Psicossomática. Especializanda em Psicogerontologia. Atua na área clínica com psicoterapia, técnicas corporais de relaxamento, orientação vocacional e de carreira, programas pré e pós-aposentadoria. Participa de palestras/workshops sobre envelhecimento e preparo para a aposentadoria. CRP: 06/104040.
Celi Helena

Últimos posts por Celi Helena (exibir todos)

Fechar Menu

Contato

Preencha o formulário abaixo e vamos conversar!